Fruto da parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável e a Unicoba, o projeto já atende 32 famílias da Comunidade Santa Helena do Inglês.

Fruto da parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável e a Unicoba, o projeto já atende 32 famílias da Comunidade Santa Helena do Inglês.

São Paulo, outubro de 2021 – De acordo com dados do IBGE, atualmente o Brasil conta com cerca de duas milhões de pessoas que ainda não têm energia elétrica em suas casas e em suas comunidades. São mais de 200 localidades consideradas isoladas do ponto de vista de distribuição de energia no Brasil, com maior concentração na região norte.
Durante décadas, essa foi a história da Comunidade Santa Helena do Inglês, localizada a 40 quilômetros de Manaus. No entanto, desde julho de 2021, a instalação de um sistema de energia solar está mudando a realidade dessa comunidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Unicoba, uma das maiores empresas de soluções de eficiência energética do Brasil.

“A chegada da energia elétrica é um divisor de águas para essa comunidade, já trouxe benefícios econômicos e à saúde da população local”, explica Marcelo Rodrigues, Head de Inovação da Unicoba. “As pessoas puderam instalar refrigeradores em suas casas, que mantêm os alimentos frescos por mais tempo e evitam a proliferação de doenças. São eles também que permitem que a pesca, principal fonte de renda dessa população, seja preservada por muito mais tempo, reforçando a injeção de receita na comunidade”.

A empresa realizou a instalação de uma usina de energia solar no local, de 132 painéis, que funciona a partir da captação da luz do sol e sua transformação em corrente, que gera eletricidade para a comunidade durante o dia. Ao mesmo tempo, a instalação abastece um sistema de baterias de lítio. “Durante a noite, quando a luz solar desaparece, as baterias entram em ação e garantem o fornecimento de energia até o dia seguinte – quando o processo volta a se repetir”, aponta.

Além disso, a solução de eficiência energética apresentada abre novas portas para a economia local, que pode planejar expandir novos negócios que visam o turismo na região, que conta com 32 famílias, escola, centro social e uma pousada. “Nós vemos essas novas possibilidades de desenvolvimento econômico como o grande trunfo do projeto. É uma solução que pode parecer simples, mas resulta em mais desenvolvimento e dignidade humana”, completa Marcelo.

A solução criada a partir da energia elétrica, além de efetiva, é também menos poluente, visto que substituiu o antigo gerador da comunidade, movido a diesel, poluente ao ar da região. A utilização de baterias de lítio também se resume em mais uma vantagem para o ambiente, visto que são menos poluentes e tem maior durabilidade e segurança que aquelas de chumbo – também utilizadas nesse tipo de instalação.

Com o sucesso desse projeto, a empresa vê no futuro a possibilidade de criação de sistemas semelhantes em outras comunidades da região. “Com essa tecnologia, queremos mostrar que a energia solar pode ser a principal fonte sustentável de uma comunidade. É uma energia mais democratizada e digital”, finaliza o executivo.

"A UNIPOWER® usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site."
Product added!
The product is already in the wishlist!