Como evitar que o Nobreak e Data Center falhem

Como evitar que o Nobreak e Data Center falhem

Ausência de manutenção no sistema de armazenamento de energia interrompe o funcionamento do Data Center e gera prejuízos.

Como evitar que o Nobreak e Data Center falhem

Cerca de um quarto do tempo sem atividade de um data center ocorre por falha das baterias dos Nobreaks (UPS). E sabemos que as baterias são fundamentais na ausência de energia, pois permitem que os nobreaks mantenham os aparelhos funcionando mesmo na ocorrência de interrupção ou falha no fornecimento pela rede.

O tempo pelo qual as baterias manterão o sistema funcionando (conhecido por Tempo de Autonomia) varia de acordo com o projeto definido pelo responsável da instalação e/ou comercialização do sistema de armazenamento. E a sua vida útil pode ser estendida de acordo com as condições locais da instalação como temperatura e a qualidade da rede elétrica, além da realização de manutenção periódica recomendada pelo fabricante.

A falha de um data center por falta de energia e falha das baterias pode significar grandes prejuízos financeiros para uma empresa. Portanto, não deixe a sua operação falhar e deixar fornecer informações e funcionamento de sistemas e ferramentas.

Por que a bateria pode parar seu Data Center?

A maior parte dos problemas com baterias acontecem por falta de manutenção, término da vida útil da bateria ou baixa qualidade do produto escolhido.

Para que a falha não aconteça é crucial manter manutenções periódicas e a substituição das baterias conforme indicação do seu projeto ou do fabricante. A manutenção das baterias segue Norma Técnica Brasileira e também passamos algumas orientações básicas conforme o tempo de uso das baterias como já mencionamos aqui no Blog.

Manutenção preventiva

Veja a seguir as principais recomendações:

  • Siga sempre a orientação do fabricante para manutenção e troca do produto.
  • Ao realizar a manutenção trimestral verifique os valores de tensão de flutuação das baterias, corrente de carga, temperatura das baterias e faça a inspeção visual.
  • Na manutenção semestral além dos itens verificados na manutenção trimestral, inclua a checagem da resistência ôhmica das baterias.
  • E a manutenção anual deve incluir também a verificação dos valores de ripple e torque de parafusos, e checar a capacidade para conferir o estado de vida das baterias.

Mantendo a rotina de manutenção e a correta substituição das baterias, certamente a vida útil do sistema de armazenamento de energia será estendida a um longo período, minimizando gastos não previstos e aumentando a confiabilidade do seu sistema.

Confira também as dicas para aumentar a vida útil da bateria.

Consultor de Bateria Estacionária

"A UNIPOWER® usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site."