Bateria Solar para Sistemas Fotovoltaicos

Bateria Solar para Sistemas Fotovoltaicos

É cada vez maior a procura de bateria para energia solar, utilizada na instalação de sistemas fotovoltaicos, seja para geração de energia em localidades onde a rede elétrica pública não está disponível, seja para baratear os gastos com a energia elétrica, seja para buscar a tão almejada “independência elétrica” ou por outro motivo qualquer.

Sistemas fotovoltaicos são aqueles que se utilizam da energia provida da radiação solar para transformá-la em energia elétrica através do uso de painel solar e inversor, além de outros equipamentos e acessórios.

Por depender da energia provida pela radiação solar, os sistemas fotovoltaicos somente “produzem” a energia elétrica ao longo do dia, quando o sol está presente.

No período noturno a geração é nula e há também de se pesar que, em dias de pouca luminosidade (nublados), a geração fica bastante comprometida chegando inclusive a ser insuficiente para a demanda.

Para resolver o problema da sazonalidade e da instabilidade da produção, é comum utilizar bateria solar para o armazenamento da energia produzida e para o uso quando há necessidade (no período noturno e nas ausências prolongadas de radiação suficiente).

Catálogo de Bateria de LítioEvite problemas! Saiba o que a bateria solar deve suportar

Os problemas citados a seguir impactam diretamente na vida útil das baterias que é um dos principais fatores de sucesso financeiro da solução. Usar uma bateria imprópria irá reduzir a sua vida útil, impondo gastos desnecessários com a troca prematura.

Trabalho cíclico

A principal característica dos sistemas fotovoltaicos é seu regime de trabalho cíclico, ou seja, (quase) todos os dias existe o período da geração, do uso e do armazenamento da energia e existe o período de não geração, onde a energia entregue à instalação provém das baterias.

Dessa forma, deve-se utilizar bateria estacionária solar para trabalhar nesse tipo de sistema, pois foi projetada e construída de forma a suportar esse regime diário de carga e descarga.

Altas temperaturas

É comum associar a instalação dos sistemas fotovoltaicos à altas temperaturas (insolação, sol, etc.) e esse é um dos principais pontos de atenção quando se fala em baterias solares.

As baterias utilizadas devem apresentar boa resistência ao aumento da temperatura de trabalho. A bateria para placa solar a ser utilizada deve ser do tipo estacionária, especialmente projetadas para uso em sistemas imóveis. O uso de baterias automotivas (mais baratas) é totalmente equivocado neste caso.

Dimensionando a quantidade de baterias solares necessárias

Já identificamos as características ideais das baterias para energia solar e elas nos conduzem a um modelo de bateria estacionária, com boa resistência ao aumento de temperatura e preparada para uso em regime cíclico (constante carga e descarga) mas somente isso não basta.

Consumo dos equipamentos

É necessário saber potência consumida pelos equipamentos que serão alimentados pelo sistema de baterias para dimensionar a potência do sistema consumidor.

Além disso é importante saber por quanto tempo se deseja manter esses equipamentos ligados para determinar o tempo de autonomia pretendido.

Inversor

É preciso saber quais são os níveis de tensão de trabalho do inversor, equipamento que tem a missão de transformar a corrente contínua das placas solares e das baterias em corrente alternada, necessária para a alimentação dos aparelhos consumidores.

Vida Útil do Sistema

Saiba qual a vida útil que se pretende do sistema, quanto tempo ele deverá durar antes das trocas necessárias por causa do final da vida dos componentes do sistema.

Existe a possibilidade de montar um sistema com bateria solar que dure 2 anos, 5 anos, 10 anos ou mais simplesmente colocando menos ou mais baterias para trabalhar.

A vida útil de uma bateria é definida pela “profundidade de descarga” que impomos a elas. Se descarregarmos totalmente uma bateria, a sua vida útil será menor que outra bateria similar que não sofre tanta descarga em seu regime de trabalho.

Melhor bateria para sistemas fotovoltaicos

Conheça os tipos de baterias para energia solar

Bateria Selada VRLA

As baterias de chumbo-ácido são as mais comuns no mercado e tem o preço um pouco mais baixo que outras tecnologias.

Já sabemos que as baterias a serem utilizadas são as do tipo estacionárias, descartando aqui as baterias automotivas que, se instaladas em sistemas fotovoltaicos terão sua vida útil extremamente reduzidas para menos de um ano.

Sabemos também que as baterias devem ter um projeto alinhado com o regime cíclico de funcionamento o que eleva as Baterias Seladas Reguladas por Válvula (VRLA) a condição de melhor opção dentre as mais comuns do mercado.

Este tipo de bateria não emana gases que podem ser prejudiciais à pessoas e equipamentos.

Bateria de Lítio

As baterias solares que melhor se adaptam à essa aplicação são as baterias de Lítio Ferro Fosfato que além de estacionárias, não emanarem gases em funcionamento normal.

A bateria de lítio não tem sua vida útil prejudicada com o aumento da temperatura ambiente em até 60 graus Celsius e podem ser 100% descarregadas sem prejuízo da vida útil projetada.

Sua eficiência na carga e descarga gera menos perdas no sistema e racionaliza os seus recursos.

Seu custo é mais alto que as baterias de chumbo-ácido de mesma capacidade, mas sua durabilidade e performance compensam em muito essa diferença, pois as baterias de lítio possuem uma tecnologia de construção que apresenta uma durabilidade 20 vezes maior quando comparada com baterias de chumbo-ácido.

Consultor de Bateria Estacionária

"A UNIPOWER® usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site."
OK