Bateria Selada VRLA: Entenda como ela funciona

Bateria Selada VRLA: Entenda como ela funciona

Veja como funciona bateria selada VRLA, e como você pode economizar com essa tecnologia, evitando também riscos à sua saúde.

A bateria selada é um tipo de bateria estacionária que não emite de gases durante a sua operação normal e pode ser transportada e usada em (quase) qualquer posição sem que haja risco de vazamento de seu eletrólito.

As baterias NÃO SELADAS – estacionárias ou não – NUNCA podem ficar em outra posição que não aquela para a qual foram projetadas, pois haverá vazamento de ácido e potencial risco ao equipamento e principalmente a usuários e operadores.

Bateria VRLA

É muito comum a bateria selada ser também conhecida como bateria VRLA ou bateria selada VRLA.

O termo VRLA (Valve Regulated Lead Acid) indica que essa bateria é montada com válvulas reguladoras de pressão e são elas as principais responsáveis pela segurança das baterias contra explosões.

Catálogo de Bateria SeladaVRLATecnologia da Bateria Selada

As baterias seladas são construídas com a tecnologia chumbo-ácido, já bem conhecida e utilizada em dezenas de aplicações.

Estas baterias, por suas características construtivas, destinam-se às aplicações estacionárias, ou seja, aquelas onde a bateria permanece imóvel durante o seu uso.

Diferente de outras baterias, o componente ácido (eletrólito) está embebido em uma manta porosa de fibra de vidro evitando dessa forma que ele vaze de dentro da bateria mesmo quando está em uso ou transporte em qualquer posição.

Bateria Selada VRLA
Figura com detalhes da bateria selada VRLA

Emissão de Gases

A geração de gases em uma bateria de chumbo-ácido é um processo normal. Porém o uso de válvulas de regulação de pressão e outros dispositivos internos, fazem com que a bateria selada recombine os gases gerados internamente e não permita emissão nem apresente perigo de explosão em condições normais de trabalho, diferente das outras baterias (não seladas).

Uso em Ambientes Fechados

Se o local de uso da bateria for o interior de um equipamento ou em uma sala fechada, principalmente com a presença de pessoas, o uso de baterias seladas é essencial para evitar a contaminação de pessoas e potencial de fogo ou explosão.

Vida Útil da Bateria

As baterias seladas foram projetadas e construídas para aplicações estacionárias e apresentam expectativa de vida útil de 5 a 10 anos, dependendo da aplicação e das condições de armazenamento e uso.

Modelos de Baterias Seladas

As baterias seladas podem ser encontradas em várias tensões e diversas capacidades.

A mais comum é a bateria selada 12V, também, opções com tensões de 6V, 2V e 24V, por exemplo.

Quanto à capacidade de armazenamento (quantidade de carga que elas conseguem reter) podemos encontrar desde as pequenas de 1,3Ah (Ampère-Hora) até 2000Ah.

É muito comum encontrarmos equipamentos que se utilizam de bateria selada 12V 7Ah, de longe uma das baterias mais encontradas.

Consultor de Bateria Estacionária

"A UNIPOWER® usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site."
OK