Bateria para Central de Alarme: Seu sistema está seguro?

Bateria para Central de Alarme: Seu sistema está seguro?

Descubra como escolher a Bateria para Alarme e tornar o seu sistema de segurança mais confiável.

Central de Alarme

As centrais de alarme mais modernas contam com inúmeros recursos, como controle pelo celular, níveis de acesso de usuário diferentes, automação de dispositivos como luz, ar condicionado e envio automático de SMS para usuários cadastrados em caso de disparo do alarme.

Os novos sensores altamente precisos disponíveis no mercado com uso de infravermelho ativo ou passivo, sensores sem fio e até sensores que detectam animais de estimação e os softwares cada vez com funções mais inteligentes com detecção de pessoas, registro de logs envio automático de alertas, garantem que o seu sistema opere de maneira muito mais confiável que há alguns anos atrás.

Um detalhe muito importante pode colocar em risco a confiabilidade de todo o sistema caso não seja dada a devida importância a ele. Esse detalhe é a Bateria de Alarme do seu sistema.

A Importância da Bateria para Alarme

A bateria para central de alarme é um dos componentes mais críticos do sistema de segurança.

Ela fornece toda a energia do sistema no caso de interrupção do fornecimento de energia pela rede, seja por um problema da própria concessionária de energia ou até por uma ação de criminosos com a intenção de desativar seu sistema de segurança e gerar uma vulnerabilidade para uma ação criminosa.

Para garantir o pleno funcionamento do seu sistema nos casos de interrupção de energia da rede, é muito importante que a bateria de alarme residencial ou corporativa correta tenha sido dimensionada e aplicada.

Escolhendo a Bateria

Hoje é possível encontrar no mercado diversas marcas e modelos de baterias para central de alarme. As mais utilizadas nos sistemas de segurança são as baterias do tipo chumbo-ácido reguladas por válvula VRLA, que o mercado costuma chamar de “bateria selada”.

Dentro do universo de baterias para alarme é possível encontrar, como em qualquer mercado, os mais diferentes preços e qualidades de produtos.

Vale destacar que sendo a bateria um item tão crítico do sistema, e que representa cerca de apenas 10% do custo total do sistema de segurança, selecionar uma bateria para central de alarme de baixa qualidade ou inapropriada para essa aplicação é colocar em risco toda sua segurança.

Os melhores fabricantes de baterias para alarme possuem produtos específicos para aplicação em sistemas de segurança, além de baterias com melhor qualidade e possuem garantia de pelo menos 1 ano.

Riscos para ficar atento

Deve-se evitar o uso de baterias sem procedência ou bateria recondicionada, pois não apresentam comportamento estável e podem falhar inesperadamente.

A operação em altas temperaturas (acima de 25°C) é outra condição que pode colocar em risco a saúde da bateria de alarme. Em média, as baterias perdem cerca de 50% da sua vida útil para cada 10°C acima de 25°C.

Em algumas aplicações pode-se facilmente chegar a essas temperaturas e com isso, quando menos se espera, você percebe que seu sistema está operando com uma bateria “morta”.

Por isso ao selecionar a bateria para central de alarme é importante estar atento se a bateria selecionada é compatível com a central escolhida, informação de garantia e indicação de aplicação do fabricante.

"A UNIPOWER® usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site."
OK